Ester, uma mulher que nos ensina muito a ter coragem

coragemQuem era Ester? Ester era um órfã judia, que viveu na Pérsia durante a época histórica em que o seu povo estava saindo do exílio babilônico e voltando para Canaã. Ela foi usada por Deus para livrar seu povo da aniquilação. Ela preparou o terreno para Esdras voltar a Jerusalém cerca de dezesseis anos depois, e para Neemias reconstruir os muros de Jerusalém, cerca de trinta anos depois. Ester foi usada para mudar a história do seu povo. A sua beleza, o seu espírito de sacrifício e o se tato tornaram-na uma arma eficiente na mão de Deus, para evitar a destruição do seu povo.

A oportunidade de Ester surgiu quando ela ganhou um concurso de beleza realizado com representantes de cento e vinte e sete países e províncias do Império Persa, para eleger uma raiva. Ela casou-se com o rei Assuero. Como a Bíblia relata, Ester era uma jovem órfã que vivia exilada na babilônia juntamente com o seu povo. Só esses dois motivos já eram suficientes para Ester achar que não valia a pena viver.

Muitas vezes nós nos sentimos assim: Órfãos e exilados. Isso acontece quando “nós” nos afastamos de Deus e de Sua casa. Órfãos espirituais: Distantes de Deus, ou seja, sem paternidade. Exilados Espirituais: Distantes da Casa de Deus, dos irmãos em Cristo, da comunhão através da Palavra.

A jovem Ester encontrou coragem dentro de si e acreditou que Deus era com ela e como consequência disso se tornou rainha. O que é a coragem? Em toda a história do Livro de Ester encontramos traços dessa força interna chamada coragem. Ester venceu todos os obstáculos que se levantaram contra o seu povo, pois havia dentro dela uma força dada por Deus chamada coragem.

Exemplos da coragem de Ester:

  1. Nenhuma posição privilegiada jamais pode isentar uma pessoa da responsabilidade de responder ao chamado de Deus.
  2. Ela foi corajosa e sacrificou-se a si mesma.
  3. Apesar da situação parecer perdida, ela acreditou que Deus lhe daria vitória

A coragem de Ester estava baseada também em humildade e obediência. Precisamos entender que quando estamos firmados em Deus somos mais que vencedores. A história de Ester é um exemplo de que um coração humilde e disposto a obedecer pode mudar a história de um povo, de uma nação. 

Pare e pense: Qual é o seu papel na história da sua nação? Da sua família? Da sua igreja?

Nós precisamos ter coragem para dizer não a tudo aquilo que nos traz destruição. Seja as drogas, o mundo, as injustiças e até mesmo as pessoas que podem nos afastar de Deus.

Nós precisamos entender, como Ester entendeu, que Deus sempre nos levantará com um propósito. E esse propósito é sermos seus instrumentos para mudar a história de pessoas, cidades, nações e gerações.