oracao04-500x371

O que podemos aprender com Samuel, um jovem que aprendeu a conhecer a voz de Deus

Conexão significa “ligação, união, comunicação”. Samuel significa “pedido a Deus”, pois sua mãe Ana era estéril quando pedira um filho a Deus. Com uma mãe que orava, Samuel parecia destinado a ser um homem de oração durante toda a sua vida.

Todos passaram a dar ouvidos a Samuel porque:

-Samuel sabia ligar-se (conectar-se) com as pessoas; falava a linguagem delas (comunicação). Ele desafiava a casa de Israel a se arrepender e tirar todos os deuses;

– Ele foi chamado líder dos líderes, todos escutavam, porque ele sabia conectar. Todos o ouviam e obedeciam.

– Expressou compaixão pela condição delas e lhes inspirava coragem para perseguirem os objetivos delas.

Mas afinal, quem era Samuel? Um jovem, que aprendeu a conhecer a voz de Deus na sua mocidade, e andou irrepreensivelmente em toda a sua vida, a ponto de chegar a ser um pioneiro espiritual. Ele fundou a linhagem de profetas que iriam tornar-se a única voz verdadeira de Deus para a nação, na perspectiva dos séculos futuros. A maior parte da vida ele serviu tanto como sacerdote quanto juiz. Foi o último dos grandes juízes. Ele ungiu os primeiros dois reis de Israel, Saul e Davi.

Samuel viveu como jovem em tempos quando a palavra do Senhor era rara. Foi o líder mais influente da sua época porque possuía competência, caráter e ligação. Todos estes juntos geram influência. Samuel sabia conectar-se com Deus, com o próximo e consigo mesmo, e é isso que precisamos ter para obtermos o sucesso.