Neemias- exemplo de competência

Competência é a qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certos assuntos, fazer determinadas coisas; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade. A competência vai além das palavras. Consiste na habilidade de expressá-las, evidenciá-las e aplicá-las de modo tal que os demais reconheçam nela uma boa influência.

Neemias é exemplo de alguém competente. Ele reconstruiu o muro de Jerusalém, que estava destruído há mais de 120 anos, em 52 dias. E mais do que isso, deu as pessoas um projeto de vida.

Neemias mostrou ao povo que se fosse preciso iriam pelejar para concluir o muro, mas para isso lhes deu armas de ataque e de proteção. Ele desenvolveu um “Código de Lealdade e Companheirismo”. Mostrando que aquela equipe dependia dela mesma para sobreviver. Isso gera laços fortes. 

Neemias demonstrou que acreditava no que falava, pois não largou a construção do templo. Pessoas com propósito não apenas delegam, mas ajudam o projeto acontecer. Ele abriu mão de seu salário de governador para combater a usura e a corrupção, defendeu e fortaleceu as pessoas que estavam ajudando a reconstruir o muro e permaneceu focado em seu propósito.