Jesus, exemplo de coragem!

Coragem é um sentimento que significa ter moral forte perante o perigo; ser bravo, intrépido, ousado. “Coragem é o medo entregue em oração.” (Karl Barth)

Jesus é o nosso maior exemplo de coragem. Por isso devemos espelhar nossas vidas nele. E a Palavra é a fonte de coragem na vida de um cristão. A posição de liderança não dá coragem a alguém, mas a coragem pode dar-lhe uma posição de liderança. A coragem começa com uma batalha interior. Toda prova que você enfrenta começa em seu interior. A coragem não é a ausência do medo, mas é justamente fazer o que se tem medo. É ter o poder de sair do terreno conhecido e progredir em um novo território.

A sua coragem inspira as pessoas ao seu redor. A coragem é contagiosa. Uma demonstração de coragem por parte de uma pessoa comum encoraja outras. A sua vida se expande na proporção da sua coragem. O medo restringe. A coragem não só oferece um bom início, mas também um futuro melhor. A coragem não é o oposto do medo; é sua irmã. Ambos são “filhos” do perigo – é preciso ter coragem para enfrentá-lo ou para correr do mesmo.

Como você lida com o medo? Você o aceita ou recuou tanto para uma situação confortável que nem sente mais medo? Fernão Cortez, conquistador do México, ao chegar à América com seus homens mandou queimar seus navios para que só tivessem a opção de lutar, já que a possibilidade de regressar à Espanha, pelo menos em curto prazo, não existia mais. Um ato de coragem muitas vezes traz resultados positivos inesperados.