Deus quer plantar “Manassés” no seu coração

Não existe outro caminho para você ser uma pessoa feliz; você precisa tomar a decisão de prosseguir. Mesmo quando não compreender, mesmo quando as coisas estiverem difíceis tome a posição de continuar sua vida com Deus, decida perdoar, decida prosseguir. Se você não fizer isso, você vai se tornar um cristão frustrado, um cristão revoltado com Deus e com os outros, e acabará abandonando a igreja.

Tenho visto milhares de milhares de pessoas que são cristãs mas estão se tornando órfãs espirituais porque não conseguiram passar por um problema que enfrentaram dentro da igreja e satanás adora isso, ele adora tirar os filhos de Deus da igreja, porque quando você está na igreja ele não pode te tocar, mas no mundo você está à mercê dele. A igreja é o lugar da sua proteção, não esqueça disso.

Mesmo depois de fazer a coisa certa aconteceram coisas ruins com José: foi assim com seus irmãos, foi assim na casa de Potifar. Mesmo depois de fazer tudo certo ele passou por momentos muito difíceis. Com seus irmãos ele fez tudo que o pai mandou, e o que aconteceu? Foi jogado na cisterna e vendido como escravo. Na casa de Potifar ele fez tudo o que Potifar queria, resistiu a tentação de ficar com a mulher de Potifar e mesmo assim ele foi parar na prisão. Ele estava bem, era o braço direito de Potifar e uma mulher mal-intencionada o tira dessa posição e ele é jogado na cadeia. 

Na cadeia ele encontra o copeiro e o padeiro do reino, ele traz a revelação dos sonhos desses homens, ou seja, de novo fez o que era certo e a bíblia nos conta que o copeiro do Rei é restituído, é solto da cadeia. Até este momento a gente não vê José fazer nenhum pedido, mas agora ele faz seu primeiro pedido. Ele olha para o copeiro e diz: “Quando você estiver com o Faraó lembre-se de mim.” E o que aconteceu? O copeiro esqueceu.

Imagine a cabeça de José. Ele tinha tudo para ser um revoltado, porque era um jovem que tinha um grande futuro, que tinha a revelação de um sonho em que seu pai e seus irmãos se prostravam diante dele; no entanto, a realidade dele era outra completamente diferente, ele estava ali preso. José foi um homem que experimentou as contradições da vida, os desapontamentos e várias feridas. Mas algo aconteceu na vida de José que me impressiona muito e que eu tenho tomado como exemplo para a minha vida.

Depois que José é liberto e seu sonho se cumpre, ele se torna governador do Egito, se casa e é interessante que quando nasce seu primeiro filho ele lhe dá um nome que representava o momento que estava vivendo. Seu primogênito chamava-se Manassés, que significa “O Senhor me fez esquecer do meu sofrimento”. Depois de nascer Manassés, ele tem outro filho e o nome para este é Efrain que significa “Deus me fez prosperar, me fez frutífero na terra da minha aflição”.

Quando você esquece seu sofrimento, vem a sua prosperidade. Pensando nisso, eu entendi porque têm muitas pessoas que não prosperam, pois não basta ser fiel. E sabe por que? Porque o dízimo, a oferta traz proteção para sua vida, mas não trás prosperidade. É porque as pessoas estão presas lá atrás, elas não prosperam. Por isso é preciso esquecer e perdoar.