Você é um líder míope?

A visão é algo muito importante durante a caminhada, mas como tudo na vida, ela pode ser abalada por algumas distorções e a primeira delas é a miopia. Pode parecer estranho, você deve estar achando que isso é apenas um problema oftalmológico e não tem nada a ver com o chamado, com a sua missão de ganhar vidas e evangelizar, mas acredite, é um ponto que precisa ser levado em consideração.

A miopia pode ser psicoemocional ou psicoterapêutica. Ela é um dos mais frequentes erros de refração que afeta a visão de longo alcance,principalmente a dos jovens. Já a hipermetropia afeta mais as pessoas mais velhas. De modo interessante, os jovens veem o mundo de forma limitada e até egocêntrica. Geralmente, os jovens não têm uma visão ampla do mundo.

O líder precisa ter uma visão geral das coisas e do coletivo, pois ele não constrói nada sozinho. Um líder bem-sucedido sempre tem uma boa estrutura de apoio, mas, às vezes, sua miopia o impede de enxergar isso. Ele pensa que fez isso ou aquilo, mas, na verdade, houve muitas pessoas lhe providenciando retaguarda e ajuda. Quem não reconhece isso sofre de miopia espiritual.

Aos dezessete anos, descobri que tinha miopia, mas os médicos me tranquilizaram dizendo que com o tempo ela diminuiria. Era um mal da juventude. A miopia emocional nos faz enxergar tudo de nosso jeito e encarar os conselhos como ofensa pessoal. O discípulos míope imagina que o líder o rejeita e o persegue, apesar de ele ser o mais esforçado de todos. Ele só enxerga sua própria necessidade e não possui foco no outro. A miopia impede a pessoa de enxergar tudo que fica à distância. Ela embaça e tira a clareza das situações. Para lidar com esse tipo de pessoa, o líder tem que se aproximar dele e, pacientemente, mostrar exatamente o que ele está fazendo de errado.

Um líder que sofre de miopia está tão concentrado com sua visão das coisas que não consegue ver a visão geral da organização. Na Sara Nossa Terra, nós precisamos de líderes que enxerguem a visão maior para que a igreja faça diferença no cenário macro. Uma igreja que possui cerca de quatro milhões de membros no Pais, por exemplo, pode fazer uma diferença explosiva na sociedade. E um líder com visão míope impede a igreja de atingir seu propósito geral.