Qual o seu estilo de liderança?

Um líder eficaz conhece a si mesmo e a seus discípulos. Nesse processo de aprendizado, é importante conhecer três estilos de liderança: liderança autocrática, liderança democrática e liderança liberal. O líder autocrático é centralizador e dominador, porque não quer perder tempo. Espera obediência irrestrita às suas ordens. De certa forma, lidera pelo medo. É temido, mas não respeitado. Sua liderança é focada na execução de tarefas e baseada em regras. Contudo, é um excelente líder nos momentos de crise quando decisões urgentes precisam ser tomadas.

O líder democrático é sensível, participativo e valoriza a opinião dos outros. Sabe envolver e motivar toda a equipe, pois mantém bom relacionamento com seus componentes. Não objetiva somente o resultado, mas quer a colaboração de todos.

O líder liberal é o líder que “deixa rolar”. Não se importa com atrasos ou frequência, porque nem mesmo ele respeita horários. É oposto do líder autocrático – totalmente focado nas pessoas e despreocupado com resultados. Tem medo de exercer autoridade e ser rejeitado. É evasivo e sem firmeza. A equipe fica solta e livre de regras. Como ele não tem regras estabelecidas, ele não corrige os excessos de ninguém.

Ministerialmente, esse tipo de liderança é terrível, pois ele não está preocupado com a santidade da equipe e tem dificuldade de dar orientações firmes. Quando, por exemplo, seu líder maior dá uma orientação, ele sempre acha uma forma de suavizá-la.

Segundo as pesquisas, um bom líder deve ser 80% democrático, 10% liberal e 10% autocrático. Você precisa entender que não se trabalha sozinho, todos devem estar envolvidos nas atividades. Você também precisa ser flexível naquilo que não envolve princípios e há momentos em que precisa saber “tomar às rédeas” da situação. De acordo com a tarefa a ser executada, com as pessoas e com a situação, exerça um dos três estilos de liderança citados acima.