A família é a instituição que mais nos ensina a sermos humanos

Infelizmente, uma das maiores ameaças que como igreja e sociedade enfrentamos no século XXI não é o terrorismo ou a pandemia ou as catástrofes ecológicas, mas o ataque que a família tem recebido e que nós, muitas vezes, achamos normal. Deus quando criou Adão e Eva tinha um plano para eles: que pudessem construir uma família e desse início a todas as famílias da terra. Hoje, vemos que milhares de lares estão sendo destruídos através de conflitos, da ausência de compromissos, de prioridades invertidas e atitudes egoístas. Acredito que, se queremos uma família melhor, precisamos de pessoas melhores, se queremos uma sociedade melhor precisamos de famílias melhores e , se queremos famílias melhores, precisamos de pessoas melhores, e esse é o grande desafio da igreja. Portanto,nós, como cristãos precisamos nos posicionar e lutar em favor da família.

Podemos perceber que não estamos preparados para enfrentar esse desafio que é viver em família. Vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica, globalizada, impregnada de fenômenos que, muitas vezes, em vez de nos humanizar, nos ensina a ser desumanos. Mas Deus nos fala por Sua palavra que não existe uma instituição que mais nos ensina a sermos humanos do que a família, porque não tem como viver em família e viver isolado. A sociedade hoje privilegia o individualismo, valoriza muito mais o ter, o que eu tenho, o que consigo, o que eu alcanço, do que o ser.

Estamos realmente vivendo situações muito sérias e que muitas vezes, não conseguimos perceber e achamos que é normal. Achamos normal uma mãe deixar seus filhos adolescentes em casa cuidando de si mesmos enquanto sai para as suas aventuras amorosas, viajando e ficando muitos dias com seus namorados.

Estamos com uma geração de abandonados. Os pais estão cuidando de suas próprias vidas, e quando chega o momento em que o filho mais precisa de atenção, que é na sua adolescência, os pais desistem dos meninos. Por isso, não desista da sua família e é isso que Neemias quis dizer quando falou: “pelejai por vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossas mulheres e vossas casas”. Por isso, devemos nos levantar e lutar por nossas família e casamentos. Vivemos em dias difíceis e a cura está em você encontrar o seu lugar na família que Deus lhe deu.

“Eis que eu vos enviareis o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor e ele converterá o coração dos pais e filhos, e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha, e fira a terra com maldição”. Malaquias 4:5-6

O profeta Elias já está dentro de nós – é a palavra profética de Deus. Elias significa “enviado”. O ministério de Elias representa mudanças, milagre, sobrenatural, é a palavra profética que tem saído da boca dos filhos e da casa de Deus. Talvez você não escuta aquilo que quer, mas escuta de Deus aquilo que precisa. Assim, lute pelo seu casamento, lute pela sua asa, lute pela sua família.