Não dê ouvidos a qualquer um

As palavras que ouvimos podem se tornar uma pedra de tropeço nas nossas vidas e nos tirar do caminho. A voz tem um significado importante, pois é portadora de vida ou morte. Por isso, cuidado com o que você ouve, pois isso vai influenciar sua vida. Na carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo é direto em seu conselho: “Não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes.” (1 Coríntios 15:33)

A palavra cria ou destrói, direciona ou controla, cura ou fere corações. Ela é poderosa para transformar e restaurar pessoas. Diariamente somos bombardeados por vozes de todos os lados. Ouvimos conselhos, elogios e críticas ou recebemos feedbacks. Contudo, é preciso analisar que tipo de voz estamos escutando? Para quem você está dando seus ouvidos? Quem você está obedecendo?

Essas questões são fundamentais, pois o sucesso ou fracasso na vida de alguém é determinado pelas vozes que ela decide obedecer. Não é porque você ouve uma voz, uma palavra, que significa que você deve obedecer. É necessário ter discernimento para julgar as vozes ao seu redor. Toda palavra expressa um pensamento, um conceito, uma filosofia ou uma opção. Por isso, é importante identificar as vozes que tem o potencial de desviar você do caminho, impedindo o seu crescimento.