Não deixe as emoções dominarem você!

Emoção é qualquer agitação ou perturbação da mente, sentimento, paixão ou qualquer estado mental veemente ou excitado. Emoção se refere a um sentimento e seus pensamentos distintos, estados psicológicos e biológicos, e a uma gama de tendências para agir. Há centenas de emoções, justamente com suas combinações, variações e mutações. Na verdade, há mais sutilezas de emoções do que palavras para defini-las.

Hoje já é grande o número de pessoas preocupadas com os cuidados com o corpo e com a alimentação, porém, nem todas se deram conta da importância de cuidar ou tratar as emoções. Cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá impacto nos trilhões de células que formam o organismo. As condutas “S” designadas pelo Dr. Juan Hitzig, que envolvem: serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono, sorriso; promovem secreção de serotonina. Enquanto as condutas “R”: ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistências; facilitam a secreção de cortisol, um hormônio que, caso esteja desregulado, se torna perigoso para as células, acelerando o envelhecimento.

Serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono e, sorriso resultam em ânimo, amor, apreço, amizade, aproximação. Ressentimento, raiva, rancor, repressão e resistências produzem depressão, desânimo, desespero, desolação. O segredo para a longevidade saudável está em nossas mãos, só precisa que coloquemos em prática. Muitas de nossas ações são determinadas pela emoção. Por isso, é tão importante entendê-las e assumir o controle. Se não trabalharmos ativamente, as emoções se apossam de nós e assumem o controle. ditando nossas ações e reações.