Aprenda a ter inteligência emocional

Inteligência emocional é a capacidade de criar motivações para si próprio e de se manter firme mesmo diante de obstáculos. É a capacidade de controlar impulsos e saber esperar. Ou ainda, de se manter em bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade interfira no raciocínio. De ser empático e autoconfiante. Essas aptidões emocionais decisivas podem ser aprendidas e aprimoradas mesmo na fase adulta.

Daniel Goleman, tido como o pai desse conceito, classifica a inteligência emocional em cinco capacidades:

1 – Autoconhecimento emocional, que é reconhecer os seus sentimentos e emoções no momento que ocorrem;

2 – Controle emocional, que é lidar com os seus sentimentos, ligando-os a cada vivência;

3 – Automotivação, que é conduzir as emoções a fim de alcançar um objetivo;

4 – Reconhecimento de emoções dos outros;

5 – Habilidade em relacionamentos interpessoais

Dessas habilidades, as três primeiras dizem respeito a você mesmo e são importantíssimas para sua vida pessoal, já as duas últimas, dizem respeito ao grupo e são características indispensáveis para alguém que deseja liderar.

Pessoas com essas habilidades são boas negociadoras e mediadoras, tem o dom de resolver conflitos. São empáticas e facilmente compreendem o sentimento do outro e, dessa forma, trabalham para o interesse comum.

Inteligência emocional é saber identificar os seus próprios sentimentos assim como o do outro. É conhecer e compreender, e assim, relativizar os julgamentos que possam surgir. Pois, a pessoa passa a olhar o quadro completo e não apenas os resultados. É enxergar todo o processo, as causas e consequências. Esse conhecimento permite que a pessoa desenvolva raciocínios mais amáveis, sendo possível se perdoar mais facilmente quando comete um erro. Isso é possível por entender que o erro trouxe aprendizado. a falta de conhecimento próprio faz com que você veja o erro apenas como uma ameaça ou o desvio de rota. O conhecimento permite que você se motive e gerencie bem suas emoções, assim como os seus relacionamentos.