Você conhece a si mesmo?

A consciência ajuda o indivíduo a identificar cada emoção e a entender os seus efeitos, o controle ajuda a resistir aos impulsos, a ser sereno e a pensar com sensatez. É impressionante a forma como a imagem que temos de nós influencia nossas ações e atitudes e, principalmente, nosso relacionamento com os outros.

Conhecer a si mesmo e aprender com os erros cometidos nos ajuda a antecipar as crises e problemas, nos possibilitando uma melhor reação. Um dos diferenciais de Napoleão Bonaparte era antecipar os piores cenários, assim ele estava sempre pronto a dar o comando apropriado para cada momento. Ele investia tempo em estudar minuciosamente o campo de batalha.

Napoleão fazia uma análise de todas as potenciais situações e resultados do combate iminente, não importando qual tipo de batalha, das mais simples às mais complexas. Dessa forma, ele antecipava as crises, o que lhe permitia manter uma atitude fria e destemida diante dos piores cenários que lhe fossem apresentados por seus subordinados, e sempre ter uma ordem certeira e objetiva para qualquer situação. Esse diferencial o fez senhor de toda a Europa.

O autoconhecimento te permite ser senhor de si e desperta a criatividade pessoal que desenvolve a tolerância pelo incerto – você não vai entrar em crise quando as coisas saírem da rota, mas verá uma oportunidade de fazer diferente. Você não terá medo de mudança – o medo de sair da zona de conforto impede o crescimento. A criatividade e a inovação permitem que você encontre soluções não convencionais para as dificuldades.