Fases que o pai competente precisa observar para ajudar o seu filho

Birra-infantilEm alguns artigos darei exemplos de cinco fases em que os pais precisam estar atentos ao crescimento e desenvolvimento dos filhos, para que possa ajudá-los a se tornarem seres humanos produtivos e saudáveis para a sociedade. Hoje darei o primeiro deles.

a) Os pais competentes aprendem a perceber (ler) as emoções dos seus filhos

Muitas crianças agem com agressividade quando estão com vergonha e, em muitos casos, isso é interpretado erroneamente pelos pais como sendo “birra”.

Muitas vezes colocamos a criança numa situação complicada, em um lugar fora de sua zona de conforto, em meio a pessoas estranhas, e incitamos as pessoas a cumprimentá-la. Mesmo ela estando em uma situação limite, queremos que a criança não reaja mal, mas isso é quase impossível.

Uma dica: em situações como essas, ensine a pessoa a tocar primeiramente no pé da criança e não o rosto, pois isso é muito invasivo. O ideal é tocar primeiro o pé, depois o joelho; assim, a criança vai se sentir confortável e vai sorrir para a pessoa. Não obstante quão importante a pessoa seja, se a criança não se sentir confortável, ela não vai sorrir e vai acabar reagindo mal, se não for bem abordada.

Às vezes nós não entendemos isso. Precisamos aprender a ler as emoções da criança.

Então, primeiramente, você precisa aprender a ler suas próprias emoções, saber o que está sentindo; após isso, entender o que seu cônjuge está sentindo, para depois, então, conseguir perceber as emoções de seus filhos.

Aprenda a ler as emoções da criança, assim como as mães aprendem a discernir o choro do seu bebê – quando está com calor, quando está com fome, quando precisa trocar a fralda etc. Grande parte da incompetência dos pais na criação de filhos é porque eles não aprendem a ler as emoções e entender o que a criança está passando.